Homeopatia - Escolha do remédio

Presentes nas consultas homeopáticas, os livros são motivo de interrogação pelos pacientes.
Atualmente não estão tão presentes porque foram substituídos pelos programas de computador.
Os livros são instrumentos importantes na escolha do medicamento adequado ao paciente naquele momento.
A escolha do melhor medicamento (similimum) é feita após consulta detalhada, em que é avaliado o todo do paciente que adoeceu: seus sintomas físicos, seu estado mental e emocional, seu temperamento, sua constituição, sua história de vida.
Após recolher os sintomas por meio da escuta atenta e do exame físico, o médico utiliza uma técnica chamada REPERTORIZAÇÃO: processo de consulta ao REPERTÓRIO, fazendo o cruzamento dos sintomas que foram eleitos como os mais importantes, e que levará à indicação dos medicamentos prováveis para o caso.

O REPERTÓRIO (livro físico ou digital) é uma lista de todos os sintomas físicos, mentais e gerais com os respectivos remédios oriundos da Matéria Médica Homeopática, indicados para esses sintomas.
Após a escolha do medicamento por meio da Repertorização, o médico deve sempre conferir na
MATERIA MÉDICA HOMEOPÁTICA se há verdadeira semelhança entre a totalidade do medicamento e a totalidade do doente.
A Matéria Médica Homeopática (livro físico ou digital) é um compilado de todos os mais de 3000 medicamentos homeopáticos existentes até agora, com todos os sintomas apresentados por essas substâncias quando experimentadas no homem sadio.
Para saber mais: www.homeopatia.bvs.br

#homeopatia #homeopatiasim