Crianças e tecnologia – Dicas de especialistas
A partir de que idade as crianças podem usar eletrônicos?
A Academia Americana de Pediatria recomendava que a criança até 2 anos não fosse exposta à tela de TV e eletrônicos antes da idade de 2 anos, e não mais que 2 horas após essa idade.
A partir de 2016, não há mais essa limitação, e a Academia Americana sugere que cada família encontre o seu padrão para o uso da tecnologia pelas crianças.
A Sociedade Brasileira de Pediatria não concorda com a liberação e entende que manter a norma seria mais benéfico para o desenvolvimento das crianças.
Crianças e tecnologia – Orientações gerais:
-
Crie tempo longe da tecnologia para que seu filho possa correr, brincar ao ar livre, interagir com você e com outras crianças;
-
Fique junto de seu filho nos momentos em que ele estiver no tablet ou TV;
-
Não use a tela como babá eletrônica de seu filho;
-
Escolha programas de qualidade, pois seu filho aprende aprende por imitação, e siga sempre as diretrizes em relação a idade a que o programa se destina.
Crianças e tecnologia – Riscos para o desenvolvimento:
O desenvolvimento da linguagem de seu filho depende da interação com você e com as outras pessoas da família.
Brincar com objetos e a interação com pessoas é fundamental para o desenvolvimento emocional e a capacidade de comunicação de seu filho.
A tecnologia não dá espaço para a comunicação mediada pelo afeto.
Alguns estudiosos acreditam que, se seu filho for muito exposto à TV, tablets etc, poderá vir a apresentar na adolescência déficit de atenção, porque as imagens com estímulos variados fazem com que a vida real pareça monótona e ele se entedie com estímulos lentos como as tarefas escolares.
Crianças muito expostas à tecnologia tem maior tendência à Obesidade.
Crianças no computador – Efeitos sobre o desenvolvimento da visão:
Se seu filho passar muito tempo fazendo esforço visual para perto e em telas cada vez menores, ele desenvolverá preferencialmente a visão para perto e o cérebro poderá entender que a visão para longe é desnecessária.
Pesquisas recentes comprovam que crianças que passam muito tempo no computador, brincando e estudando em salas fechadas, e que não brincam ao ar livre, tem 90% de chance de desenvolver Miopia.
A Miopia é a dificuldade de ver para longe.
Como prevenir os problemas visuais em seu filho:
-
Não deixe que seu filho ultrapasse 1 hora seguida diante das telas;
-
Leve-o durante cerca de cerca de 30 minutos ao ar livre, para se movimentar, brincando, olhando para longe, tomando sol, pois o sol é benéfico para os olhos;
-
Faça com ele brincadeiras que estimulam o olhar para longe:
-
Solte pipas;
-
Brinque com bexigas;
-
Jogue bolas a longa distância;
-
Ensine-o a brincar de bolinha de sabão e acompanhar as bolinhas com os olhos;
-
Brincar de balanço, rede, cama elástica;
-
Procurar ver desenhos nas nuvens;
-
Procurar passarinhos em árvores.
Esses e outros exercícios visuais para fazer com as crianças para prevenir problemas visuais você encontra no site da Dra. Tatiana Gebrael: http://www.metodoselfhealing.com.br/
Confira detalhes no vídeo abaixo: