Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Se você está tendo dificuldades para o bebê dormir durante a noite, não se desespere. Aprenda a ensiná-lo.

Quando um bebê começa a dormir a noite toda?

O sono do bebê recém-nascido é distribuído em períodos que podem durar de 2 a 6 horas. Recém-nascidos costumam dormir 16 a 17 horas por dia . Aos 6 meses, o bebê dorme um total de 14 horas: 2 sestas e sono noturno de 10 a 12 horas.

Em geral, a partir dos três meses até o sexto mês, o sono do bebê já está consolidado a noite e o bebê não precisa mais ser alimentado de madrugada.

Dormir é um hábito que se aprende. Para o bebê dormir, ele precisa aprender a fazê-lo sem a ajuda de ninguém. Se você está tendo dificuldades com o sono do bebê, pode ser que ele esteja com dificuldade nesse aprendizado.

Um bebê, assim como os adultos, desperta durante a noite, de 3 a 6 vezes, quando passa do sono profundo para o sono leve, e deve voltar a dormir espontaneamente.

A capacidade de o bebê  iniciar o sono de forma independente e voltar a dormir quando acorda durante a noite precisa ser desenvolvida. Esse desenvolvimento do sono do bebê começa com a adoção do ciclo dia – noite, quando, durante o dia, dorme 3 a 4 sestas e, à noite, 5 a 9 horas de sono contínuo.

Como fazer o bebê dormir – Dicas:

  • Desde o começo, durante o dia, deve-se deixar o bebê dormir com um pouco de luz solar, e não se deve fazer nada para evitar os ruídos de dentro de casa ou da rua.

  • À noite, o quarto deve estar escuro, pois no escuro é que se produz o hormônio melatonina, responsável pela indução do sono do bebê. No período noturno, o silêncio se faz necessário, para que o bebê aprenda a reconhecer e distinguir o dia da noite.

  • A cama e o quarto devem ser usados exclusivamente para o bebê dormir, a fim de que ele faça a associação de sono e quarto.

  • O bebê deve dormir sempre no mesmo lugar.

  • Crie uma rotina que anteceda a hora de o bebê dormir à noite, porque repetição significa segurança.

  • Decida a hora mais adequada para seu bebê dormir. Essa hora depende dos hábitos familiares e da janela de sono do bebê. Defina esse horário, e, a partir dele, estabeleça uma rotina noturna.

  • Janela do sono: Para seu bebê dormir, é importante que não perca a janela do sono, que é o melhor momento para iniciar o ritual de sono. O bebê boceja, esfrega os olhos e as orelhas. Se ele for estimulado nessa hora, ficará muito cansado, sacudirá os bracinhos e entrará em choro difícil de ser consolado, pois para dormir o bebê precisa estar calmo, desacelerado.

  • Rotina noturna: Faça o bebê relaxar com o banho noturno, seguido de brincadeiras calmas e alimentação (em um ambiente longe do quarto). Após a alimentação criar um período de 5 a 10 minutos de intercâmbio afetivo, antes de levar para o quarto para o bebê dormir.

  • Crie associações positivas: Entre o 4º e o 5º mês, quando o bebê já adquiriu a preensão palmar, dê um “amiguinho de dormir” (um ursinho ou paninho, por exemplo), que ele poderá utilizar para voltar a dormir quando acordar.

  • A partir do 3º ou do 4º mês de vida, coloque o bebê na cama acordado (sonolento, mas acordado). Despeça-se com palavras carinhosas, deixe-o com o “amiguinho de dormir” e saia do quarto enquanto ele ainda está acordado.

  • O bebê não deve adormecer na sala ou mamando, sendo embalado, passeando no carrinho, vendo TV, ou outra ação que exija a participação da família, pois esses procedimentos dificultam que ele adquira o hábito de dormir por si próprio.

Se você está encontrando dificuldades para seu bebê dormir…

Durante os despertares noturnos, normais em todos os bebês, eles devem voltar a dormir espontaneamente.

Se um bebê recebe estímulos para iniciar o sono, quando ele acordar no meio da noite, irá exigir o mesmo tipo de estímulo para voltar a dormir, portanto chora e requer a presença dos pais, tornando as noites muito difíceis.

Caso esteja sendo difícil seu bebê dormir a noite toda, pode ser que tenha feito uma associação desse tipo, que precisa ser desfeita.

Assista a este vídeo para entender melhor sobre o sono do bebê: